quinta-feira, 3 de junho de 2010

Artesanal é Natural?


Depois destes anos produzindo aromatizadores para ambientes e bioprotetores, resolvi colocar o sabonete na praça também. Eram alguns de tempos em tempos, usados em casa ou presenteados a amigos, com exceção do shampoo para os animais, que é à base de Neem e que já anda por aí há três anos.
Sabe por quê adentrei o mundo dos sabonetes, sólidos, líquidos e cremosos? Pra continuar a trabalhar pelo equilíbrio e respeito ao Planeta. De vez em quando alguém me presenteia um sabonete "artesanal" cheio de parabenos e essências cheirosas sintéticas... ou um óleo trifásico, cheio de petróleo!
Artesanal é feito não industrialmente, mas nem sempre é Natural.

O IBD - Instituto Biodinâmico (veja link neste blog), com respeito internacional diz bem claro o que é Natural e o que é Proibido. Os produtos Naturais não podem usar essências sintéticas. Ah! O Óleo Essencial é bem mais caro, mas é um conservante natural.
A gente lê: sabonete glicerinado e de glicerina (tô falando da vegetal, bi destilada) só tem a base do sabonete. Ou então: sabonete de calêndula: bom pra isto e aquilo... Cadê a calêndula? Tá na essência? "Tá não!" Funciona? Claro que NÃO!

Mas se o sabonete contém glicerina (vegetal), extrato de plantas, óleos VEGETAIS e Óleos ESSENCIAIS, então funciona! E se tiver uma boa dosagem de óleos que são fungicidas, bactericidas, anti viróticos e repelentes, não precisa, de forma alguma conter conservantes prejudiciais para a pessoa que se ensaboa e para o Planeta.
Não se permite nenhum produto animal que exija o sacrifício deste. Lanolina pode? Eu não uso, mas pode, ela vem da lã, não se mata o bichinho pra extrair lã. A gente se veste com lã. Talvez a questão seja observar como as ovelhas são tosqueadas. É o caso do Mel e do leite de cabra tão usado ultimamente.

Quando você estiver viajando nas belezas das fotos de certas propagandas de cosméticos bem naturais, com óleos da Amazônia, da Floresta Tropical, não se esqueça de se inteirar sobre os ingredientes, normalmente em letra minúscula, pra ver se tem óleo mineral, acidulante, conservante, etc e etc...
E até um tal de parfum (perfume) que talvez seja uma forma escondida de falar em almiscar animal. Uma tremenda crueldade que, apesar de proibida, ainda se faz com alguns mamíferos e aves.
Existem plantas almiscareiras. Plantei Abelmoschus Moschatus (Ambrete)que só fui encontrar num site das Guianas, mas produz bem no Brasil. Tô colhendo os primeiros frutos. Ele parece um quiabo, menor um pouco. É a ilustração acima.
Pois é! O momento é de mudança de consciência. Vou escrever sobre isto no outro blog (Astroplim).
O bom é que um Sabonete Natural, além de ser eficaz em suas propriedades, cheira muito bem!