segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Curcuma


Você pode plantar cúrcuma em vasos comuns se não dispõe de espaço em quintal. É decorativa, embora tenha curta duração, enquanto folhagem.
Existe no mercado o pó dos tubérculos, de cor amarelo ouro, quase laranja. É componente do curry, muito usado pelos indianos. Colore tudo, inclusive talheres e sua mão!

Plantar é fácil e se a terra for bem fofinha e rica organicamente, com umidade suficiente, um pequeno tubérculo rende mais de dez vezes seu tamanho. Quando estiver bom pra colher a folhagem seca.

Existe já um produto chamado "turmeric liver tonic" , que como diz o nome é um tônico para o fígado. Na India, além do uso culinário é usado em unguentos dermatológicos, pastas de dente e sabonetes.

sábado, 18 de setembro de 2010

Orégano e Coco: tenha em casa


Já postei sobre os benefícios do oregano (origanum vulgare). Existe o óleo essencial e o óleo de orégano, à venda no mercado, principalmente o estrangeiro. O óleo de orégano, muitas vezes é a diluição de uma percentagem de óleo essencial de orégano em óleo vegetal.
Se você se interessou pelos benefícios do orégano e tem paciência pode preparar, em casa, um óleo de orégano por infusão solar. Você precisa contar com muitos dias de sol, um mês pelo menos.
Os óleos vegetais precisam ser extraídos a frio, pois aqueles que se usa, em geral na cozinha, o refinado, é só um óleo, já perdeu os poderes da planta através do refino.
Está se desenvolvendo, no Brasil, a extração a frio do óleo de coco. Tá caro, ainda, mas para esta receita é necessário o extra virgem.
Por que o óleo de coco? Pela sua capacidade de aguentar altas temperaturas e pelos benefícios em relação à pele e ao sistema imunológico. Uma infusão solar de ervas em óleo poderia ser feita com óleo de oliva extra virgem, óleo de gergelim e ou outro óleo vegetal prensado a frio. Mas, considerando a procura do óleo de orégano para resolver questões de pele, o óleo de coco extra virgem é perfeito.
Com 100 ml de óleo de coco prensado a frio e extra virgem e 10 gramas de folhas de orégano desidratadas, de boa procedência, você obterá um excelente óleo para uso externo (tópico).

Processo: Primeiro, repito, você precisa ser paciente e entrar neste trabalho com alegria. Se houver reclamações em relação ao tempo e atenção, não faça. Não é brincadeira: trabalhar com orégano requer alegria.
Escolha um frasco de vidro branco transparente, com tampa, que feche bem. Lave-o e de preferência seque em forno.
Quando estiver frio coloque 10 gramas de orégano orgânico, desidratado. Acrescente 100 ml de óleo de coco extra virgem. Tampe e agitem bem o frasco. Tenha certeza que está completamente fechado.

Coloque-o em local de sol direto, por pelo menos, duas horas ao dia. Vá lá e movimento o frasco.
Faça isso durante três semanas, um mês ou mais, se tiver dias nublados ou sem sol. No nordeste, três semanas no verão é o suficiente,mesmo com algum dia sem sol.
Mais que isso começa a deteriorar o orégano.
No final deste período, escolha um frasco de cor âmbar, limpo da mesma forma que o anterior, tenha um funil, uma peneirinha e um tecido de algodão fino para coar. Todo material precisa ser completamente limpo. Se você comprar o tecido de algodão, lave bem antes de usar.
Agora é so botar pra escorrer e espremer no final. Tá pronto seu óleo. Coloque uma etiqueta com nome e data. Guarde em local fresco e ao abrigo de luz. O ideal é na geladeira; dura meses.

USO EXTERNO: dilua 2 a 6 gotas em 10 ml de óleo vegetal prensado a frio e use sobre a pele. Pode ser o próprio óleo de coco, ou gergelim, maracujá, oliva, desde que prensado a frio. Este preparo deve ser guardado também em vidro pequeno, âmbar, e ser usado no prazo de três meses. Vá preparando aos poucos, conforme necessitar.
Para peles mais secas, pode usar oliva e amêndoas. As mais oleosas preferem maracujá, coco e gergelim.
O óleo ideal é o de jojoba, para todo tipo de pele.

Esta é uma combinação perfeita, pois receberá os benefícios de dois óleos muito bons. Pode ser usado, inclusive, quando há arranhões, pois é um poderoso antimicrobiano e cicatrizante.

Comece com a menor diluição, duas gotas e nas formulações seguintes você pode acescentar mais gotas, observando sua sensibilidade. Use, inclusive, como tratamento auxiliar se já faz algum para a pele. Proteja a área dos olhos.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

É um "mato" muito comum!



MELÃO DE SÃO CAETANO - Momordica Charantia. (a foto do fruto, ao lado, veio do flicker). Tá por toda parte, onde existem terrenos baldios, áreas abandonadas (ou com mato crescendo à vontade).
Muita gente sabe que é bom pra curar sarna de cachorro. A primeira vez que usei, há muitos anos, foi pra isso. Aí já nasceu em mim um grande respeito pela planta.
Na época das chuvas ele se espalha, sobe em arbustos, cercas, muros. Depois some como por encanto.
Há alguns anos venho colhendo sementes no final das chuvas pra plantar e manter em vaso de tamanho médio num viveiro ou em local protegido do excesso de calor e de sol. Neste ano iniciei as extrações em tintura, alcolatura, óleo e glicerites.
O sumo das folhas acaba rapidamente com sarna e uma série de problemas de pele nos animais e nas pessoas.
Muita gente se lembra de ter comido o fruto e a polpa vermelha das sementes quando criança. Portanto, é inofensivo. Na verdade os frutos são comestíveis, crus em saladas ou levemente refogados.
Pra quê usar a planta?
Para tratar-se de vermes (folhas e frutos), de diabetes (chá e pó das folhas), fungos na pele e até para a agricultura, como fungicida (folhas).
É o povo que diz? Não só. Existem já trabalhos de pesquisas de universidades e da RAS.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Orégano: desde Paracelso...


Não se trata de descoberta recente; o conhecimento sobre o orégano é velho que só! Paracelso o recomendava para problemas de pele, inclusive psoríase!
O orégano, aquele mesmo que a gente bota em pizas, o origanum vulgare,, uma labiata da família das mentas, vem sendo re-estudado pela aromaterapia há muitos anos. No início deste milênio, um professor da Universidade de Georgetown, Harry G Preuss, conduziu uma pesquisa sobre o uso do orégano, com fantásticos resultados, mas não virou nenhum "boom" na mídia e muita gente que poderia se beneficiar intensamente com seu uso não sabe que orégano é muito, muito mais que especiaria
!
A principal substância responsável por isto é o carvacrol. Mas não age sozinho. A pesquisa do professor Preuss mostra bem isto. É o carvacrol com os outros componentes combinados do orégano. Desde matar os vermes intestinais, segue uma lista maravilhosa: é fungicida, bactericida, anti viral, destroi organismsos que provocam infecções na pele, ajuda nas gengivites... pode ser usado em gargarejos pra aliviar a garganta, descongestiona os sinus.
E a tal da candidíase? A "candida albicans". Tratamento interno e externo.
Enfim, é um antibiótico natural, reconhecido mais recentemente, em 2009 pelo Institute of Food Technologists.

Doses? baixíssimas. Se beber não use orégano que ele potencializa o álcool.
Mulheres grávidas, de jeito nenhum! Tô falando no uso concentrado, não no tempero da pizza.
Cuidado também com os olhos e as regiões mais sensíveis da pele.
O óleo essencial precisa ser diluído em baixíssima concentração (01 gota para 20ml de óleo), num bom óleo vegetal prensado a frio, tanto para uso tópico, como para ingestão Jamais pode ser usado puro, causa alta irritação na pele, ao invés de beneficiar. MAS, para ingestão, o melhor é o óleo de orégano obtido por  infusão solar, ou desidratado, em chá. Apenas lembre-se de que a grande quantidade não significa maior benefício.