sábado, 21 de maio de 2011

Folhas de OLIVAS


O fruto, a azeitona, é uma maravilha, tanto a verde como a preta. Sobre o óleo já fizemos uma postagem. E as folhas podem ser usadas em chás, extratos e tinturas.
Apesar de não ser nativa do Brasil podemos encontrar suas folhas desidratadas em lojas de produtos naturais. Atualmente já se planta oliveira no Brasil.
Nenhuma contra indicação.
Por que usar folhas se podemos adquirir o
azeite extra virgem?
Pelo uso contínuo e ritmico. Nem sempre temos o azeite à mão, mas uma tintura ou extrato pode ser levado pra qualquer canto e tomado com um pouco de água.
As folhas, especificamente, têm propriedades antimicrobianas, antiespasmódicas. Auxiliam no tratamento de infecções crônicas e recidivas, no metabolismo do colesterol, além de ser útil para o sistema nervoso, pela composição de fosfolipídeos.

É benéfica ao sistema cardiovascular (hipotensora e cardiotônica). Tem potente ação antioxidante. Combate, ainda, vírus, bacterias, protozoários, cândida, herpes, fadiga crônica.
A pesquisa de Robert Lyons aponta as folhas de oliva no tratamento da fibromialgia e como imunoestimulante, auxiliando o timo, além de hipoglicemiante no tratamento de diabetes melitus.
Assim como o azeite é altamente benéfica para os cães no combate de vermes e como auxiliar do sistema imunológico!
Veja receitas de extratos neste blog, ao lado.

domingo, 1 de maio de 2011

Samambaia para dermatites


Há inúmeras plantas que fornecem extratos, óleos, bâlsamos para o tratamento de problemas na pele, desde fungos a virus e bactérias. A nossa popularíssima Samambaia, no entanto, age também internamente, como é o caso da psoríasis. Trata-se de uma peculiar desarmonização do sistema imunológico, e para restabelecê-lo, pode-se fazer uso de chás e tinturas das folhas e rizomas da Samambaia.
Existem patentes dos EUA, desde 1997. Se você procurar por Calaguala, encontrará inúmeros produtos, desde shampoos e sabonetes a cremes e capsulas. Samambaia é um ótimo protetor solar, contra a ação dos raios ultravioleta. Há estudos do Departamento de Dermatologia do Massachutes General Hospital e de Harvard.
Além de seus efeitos benéficos para a pele, há patentes de seu uso para tratamento de câncer e aids.
Mas, existem também fatores de contra indicação: não se pode usar com digitalis nem com drogas para o coração.
Samambaia tem ainda as propriedades: tônico, expectorante, ótimo para limpar o sangue e ajudar nas condições respiratórias. Veja, nos links indicados , o que diz Rain-Tree, a respeito.