quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amino acidos e Bem Estar.


Existem 20 aminoácidos no corpo humano. Onze dele são sintetizados pelo organismo e os outros 09 vem da ingestão de alimentos. Por isto são chamados de essenciais. Se não ingressarem no corpo haverá problemas, certamente.
Um adulto precisa de 0.8 gramas de proteina por kilo de peso. Se a pessoa pesa 60 kg precisa consumir em torno de 48 gramas de proteina ao dia. Claro que é diferente pra uma pessoa que gasta pouca energia e outra que se movimenta mais, carrega pesos.
Dentro do corpo elas interagem. Imagine uma parede construida com tijolos. A parede é a proteina, o tijolo um aminoácido. Caso falte algum, a estabilidade se torna vulnerável. Sei que é simplório demais pra explicar uma complexa cadeia química, mas sempre penso que é melhor compreender de um modo simplório a se perder em palavreados técnicos.

A questão das fontes de proteinas ainda não são claras para o público, em geral. Aliás, nem para o específico, como profissionais da área de saúde. Muita gente sabe repetir, decor e salteado, que quando há necessidade de proteínas devem comer carne, derivados de animais e pronto! Principalmente os que se tratam de rótulos pesados como câncer, aids.
Isto é muito primitivo, por um lado e anacrônico, por outro. Lá naqueles tempos de caverna quando não se conhecia a agricultura, era por aí mesmo. Mais tarde, quando não se pesquisavam, ainda, os potenciais vegetais, também. Com a chegada da soja isto mudou. Mas, rapidamente violentaram a planta: grande parte da produção mundial de soja é geneticamente modificada, ou seja, até extratos de insetos entram no preparo das sementes. Você sabe disto? Quer comer isto?

As proteínas estão presentes nos vegetais. O que falta ao vegetariano, nem sempre é proteína e sim alguma vitamina do complexo B ou outro nutriente (encontrado em vegetais). A ingestão de proteínas de origem animal torna o corpo ácido, conforme explica Monica Marcu. Já as de origem vegetal alcalinizam.


Qual o problema da acidificação do organismo?
Sobrecarga aos rins e pulmões. Muito lixo fica detido no corpo, circulando. Aí aparecem dores reumáticas, costas doendo pela manhã... irrita o sistema nervoso simpático e aumenta a produção de adrenalina. E por aí em diante...

Entre os amino ácidos essenciais se encontra o Triptofano, importante na produção de serotonina, que, como neurotransmissor, transfere impulsos entre as células. O abastecimento correto de Triptofano ajuda a manter o bom humor, alivia depressões e stress, evita a hiperatividade das crianças e promove a liberação do hormonio do crescimento. Precisa do auxilio de Cálcio, vitaminas do complexo B (ácido fólico, B2, B3, B6).
Parte do triptofano ingerido é usado no laboratório Fígado para produzir B3. Mas se a alimentação já contém B3, mais triptofano vai para os processos cerebrais.

No mundo vegetal, o mais indicado para este processo é a ingestão de Moringa Oleifera. Nozes, sementes, bananas, soja e derivados também contem triptofano.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Por que consumir antioxidantes?


Talvez todo mundo já saiba que de algum modo a gente enferruja, oxida. A Ingestão de alimentos ricos em antioxidantes impedem os radicais livres de criarem velhice rápida, predisporem o organismo a doenças cardíacas, crescimento de tumores, etc e etc.

Mas, nem todo mundo tem consciência que as fontes de antioxidantes estão no Reino Vegetal. Óles vegetais, por exemplo; aqueles ricos em ômega 3, ômega 6...

Aqui está a grande diferença em consumir alimentos ou nutrientes. Todo nutriente alimenta, mas o contrário não é verdade. A bela imagem acima é mostra frutos da Terminalia Catappa, bem conhecida como chapéu de sol, sete copas, amendoeira, e outros nomes. A planta é abundante no Brasil. O seu fruto é, no centro, uma amêndoa, de onde se extrai óleo muito benéfico.

Mas o que são antioxidantes? São muitos elementos bem variados. Podem ser vitaminas, sais minerais e outras substâncias que trabalham em prol do nosso não enferrujamento. O bom é consumir vários. Algumas plantas já os fornecem, mas ninguém (planta) é tão rica em antioxidantes como a Moringa Oleifera.

Sozinha, ela nos provê com 46 tipos de antioxidantes. Ela também ajuda a gente a não fazer a burrice de se alimentar sem nutrição, pois fornece 90 nutrientes.
Venho falando da Moringa Oleifera aos poucos pra dar tempo de refletir. Afinal, para passar a consumir Moringa constantemente, é fundamental mudar o padrão e admitir que podemos colher em árvores, não somente frutos, mas o alimento nutritivo do dia a dia. A questão não é acreditar em seus benefícios, é abrir espaço interior para a Moringa.

Assim aparecerá o espaço do lado de fora: no supermercado, nas feiras, nas lojas de produtos naturais, na sua geladeira, no seu armário, no seu prato!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Malunggay: uma senhora que cura!


Este é um nome para Moringa Oleifera. Soa com tambores ao fundo, bem de leve. Tem ritmo e balanço.
Uma árvore de Mulanggay, a Moringa, tem uma vida de, aproximadamente, vinte anos. Ela produz muito nesse tão pouco tempo de existência pra uma árvore! Depois disso, missão cumprida: já nutriu e curou muita gente.

Tenho refletido um bocado. Uma árvore milenar. Até para preservar as famosas múmias do Egito... é verdade, existem pesquisas que comprovam sobre o uso do óleo de Mulanggay usado para esse fim.

Monica Marcu(*) diz que esta planta é uma "leafy lady". Concordo. Diz também que ela é "uma curadora, um alimento mágico". Concordo plenamente, pois tenho ingerido Moringa Oleifera todos os dias, de um modo ou de outro e noto que fico saciada, sem vontade de ficar beliscando aqui e ali.

Hoje foi no cuscuz: botei nos flocos uma colherinha de pó de folhas (que eu mesma desidratei), acrescentei água e segui todo o processo, deixar descansar, botei na cuscuzeira e pronto! ( no estilo nordestino)
Até minhas cachorras comeram! E limparam os pratos!

Você já parou pra pensar que pode cozinhar com uma planta que vive no seu quintal, ou no seu espaço, na sua calçada e que lhe dá vitaminas, sais minerais, os nove aminoácidos imprescindíveis para a saude do corpo, que lhe fornece hormônios naturais pra você não ficar aceleradamente velho, equilibra sua pressão arterial, a dosagem de açúcar no sangue e ainda mata os vermes intestinais e lhe defende de bactérias?
Pois então pense e dê um jeito de entrar para a Era de Mulanggay!

(*) Monica G Marcu,Ph.D em Farmacologia, com seu livro "Miracle Tree" é a grande referência atual para Moringa Oleifera.

domingo, 3 de julho de 2011

Ácido Oxálico: é preciso discernir!


Na década de 70 comprei uma coleção de livros sobre plantas e frutas, publicada por Adventistas, que me foi altamente benéfica. Depois saí emprestando um e outro volume, hoje não tenho nenhum, mas registrei algumas informações preciosas. Uma foi sobre coco, que me salvou de uma cicatriz de queimadura. Outra, muito importante foi sobre jamais colocar vinagre ou limão no tomate, pois a combinação do ácido oxálico do tomate com o ácido do vinagre (ou limão) geram um terceiro ácido nocivo à saúde. A partir de então, jamais temperei tomate com um ou outro.

Recentemente, soube que as folhas de Moringa Oleífera possuem um bom teor de ácido oxálico. E qual é o problema? Este ácido consome parte do cálcio no organismo. Daí, já encontrei gente dizendo que se deve ter cuidado com a Moringa por causa dele ( o ácido). Encontrei até uma página que não vou citar, mas que muita gente lê, dizendo que não se deve comer espinafre porque ele tem ácido oxálico e vai acabar com o cálcio do organismo (!!!). É este tipo de comentário, completamente ignorante, que às vezes assusta. Ora, o espinafre é ótimo. Possui sim um bocado de ácido oxálico, mas para se tornar prejudicial a pessoa teria de comer muitos quilos em uma só refeição. E não conheço ninguém que coma, religiosamente, espinafre todos os dias, ou somente espinafre!

Uso espinafre pelo menos uma ou duas vezes por semana. E quanto à Moringa? Ela possui menos ácido oxalico que o espinafre. Mas o próprio teor de cálcio da moringa é enorme! Nas folhas verdes é quatro vezes maior que a mesma porção de leite. A presença de ácido oxalico é de 1.01%. No espinafre é maior e não causa dano. Nas folhas desidratadas aumentam os dois: o ácido oxalico vai para 1,6%, mas o cálcio triplica!

E o gado, como fica? Ele pode comer só moringa se não tiver outro vegetal... e aí? Ele não precisa de cálcio?
A questão é parar diante das informações e discernir. Já ficou comprovada a alta capacidade de nutrir da moringa oleifera. É indicada para mães que amamentam e para bebês recém nascidos.É o que tem resolvido a questão dos mau nutridos. A Organização Mundial da Saúde já promoveu a Moringa Oleifera como alternativa para resolver a má nutrição no mundo, desde 1998.

Há plantações imensas em fazendas destinadas ao gado de corte. Encontrar no supermercado ou na quitanda da esquina é que não tá fácil!