sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Do Leite à Sopa: Nutrição e Sabor!

chascaseiros
Tenho aumentado o uso de leites vegetais e da semana passada prá cá, mergulhei nos grãos, principalmente na aveia.
A aveia em grãos já aparece com mais constância no mercado de produtos integrais. Compro à granel. Pra fazer o leite não há trabalho algum: deixam-se os grãos de molho em água filtrada ou mineral, depois de bem lavados, por 4 horas.
Isto não é rígido, às vezes guardo na geladeira à noite para usar na manhã seguinte. Escorre-se numa peneira e lava-se bem.

Depois é só bater bem com o dobro da quantidade em água. Passe numa peneira fina e guarde a massa restante. É com ela que você pode criar outras receitas saborosas.
Quanto a mim tomo o leite de aveia cru sem adição de nada. Mas, pode ser batido com frutas, misturado a mel, etc.
Hoje, passei a maior parte do dia tomando leites vegetais. Guardei as massas na geladeira. Temperei com cebola e um pouco de sal as massas de gergelim (a maior parte), pistache (que bati c/ gergelim) e amêndoas, o resultado de uma xícara e meia de leite.
Refoguei, sem queimar, alho (porque aqui em casa não se vive sem alho) em azeite, desepejei a  massa, água pra ficar cremosa e deixei cozinhando em fogo baixo. Qdo senti que a textura estava boa, dissolvi uma colher rasa de sobremesa de araruta (polvilho) em um pouquinho de água fria e acrescentei ao creme, mexendo bem. Mais alguns minutos e pronto! O creme ficou uma delícia!
A massa de aveia, sozinha, ou acompanhada de outras, pode gerar hamburgues, bolinhos ao forno... experimente! Não leva tanto tempo e é saudável cuidar do corpo que serve à alma da gente.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vitamina B-12: existe nos vegetais?

fapex.org
Há tanta repetição de uma só afirmação que até parece verdade. Tanta gente diz que vegetariano sofre falta de B-12, pois acreditam que ela só exista nos produtos animais. E o que dizer dos carnívoros que detectam a insuficiência de B-12 em seus organismos? 'Ué! como pode?'
A alimentação, mesmo das pessoas que tem poder aquisitivo pra comprar alimentos em abundância, é precária. Ingerem uma enorme quantidade de alimentos extremamente processados, comem fora de casa frituras que já passaram dezenas de vezes pelo mesmo óleo, etc e etc... Daí aparece colesterol (ldl) altíssimo, mesmo em crianças pequenas, anemiae tantos outros rótulos. Um resultado do desequilíbrio. E não adianta ficar tomando remédio pra resolver. A casa (o corpo) vai estar sempre suja.

Conheço pessoas que são vegetarianas a 50 anos e passam muito bem! Conheço jovens que nasceram em famílis vegetarianas e nunca ingeriram animais. Estão ótimos! Alguns, inclusive, são filhos de médicos.
Onde fica a ausência da vitamina B-12? Vocês acham que eles tomam comprimidos dela?

A ingestão de cerais integrais é um bom meio de manter o necessário que é tão pouquinho! Não precisa comer terra como debocham alguns... dizendo que a vitamina se encontra no solo e daí não lavar as verduras pra não perder a vitamina...
E a terra onde o vegetal é produzido? Se estiver cheio de venenos nem sonhe que terá a vitamina B-12, como outros nutrientes. É preciso selecionar a procedência.