quinta-feira, 4 de abril de 2013

H7N9: nova mutação atinge humanos

Em março apareceu, na China, mais um dos virus letais, da família HN. Em poucos dias fez três mortes e hoje anunciaram a décima morte de uma pessoa contaminada pelo vírus

Quando apareceu o H1N1 no Brasil, foi um pavor. Hoje já existe o H7N9. Vejamos um resumo da explicação em documento do Chinese Center for Diseases Control and Prevention:

As chamadas influenzas vêm de três tipos: A, B e C. A e B causam epidemias sazonais. A provem de aves e pode infectar humanos, outras aves, mamíferos e outros animais. Influenza A é dividida em dois subtipos: hemagglutinin (HA) e neuraminidase (NA).
Há dezesseis subtipos HA (HA1-16) e nove NA (NA1-9) com várias combinações de HA com NA.
A influenza AH7 tem nove subgrupos (H7N1-9). Em geral provem de pássaros selvagens e aves domésticas. Portanto aqui se encontra o último subgrupo identificado em março: H7N9, que no momento está preocupando as autoridades em saúde, no mundo, pois o ser humano é muito vulnerável ao vírus.

Quais são as características?  Uma severa pneumonia que pode levar a morte. Há febre no cair da noite, tosse, infecção no trato respiratório e em cinco a sete dias se desenvolve a pneumonia que pode ser fatal.

Como prevenir? Ainda não existe vacina (que também não é confiável!). As autoridades em saúde recomendam boa alimentação, ar arejado.

Li, hoje, um comentário n'um blog, ridicularizando a notícia que anunciou três mortes vitimadas pelo H7N9. Diz o autor que três pessoas é nada comparada à enorme população da China. Se pensarmos por este lado, poderíamos cruzar os braços e achar que é nada mesmo!

Quanto a mim, vejo isto como um sinal. Afinal, não são mortes, apenas; são causadas por um vírus que se desenvolve primeiro nas aves, depois encontra a fragilidade do organismo humano e se alastra. Os aeroportos estão tomando providências. É a causa das mortes que pesa. Anunciam 10 oficialmente... 

Penso na maldade que cresceu muito em relação às aves domésticas. É crueldade mesmo! São criadas em cativeiros  (gaiolas) minúsculos, sem respeito de sono noturno. Aliás, aqui no Brasil, quem não conhece o dito popular "dormir com as galinhas" para quem se recolhe cedo? Já criei galinhas. No cair da tarde elas sobem nos poleiros e dormem. O que dizer então das galinhas que passam a noite sob luz acesa pra comer muito e engoradar? Sem contar as medicações que as fazem botar em menos de dois meses!!!!!

Não preciso falar dos bicos cortados, das gaiolas superlotadas, do piso de metal... Tanto que escolhi imagem de galinha saudável pra postagem pois as imagens, inclusive de propagandas sobre gaiolas são muito doloridas.

Você ainda pensa que é saudável comer ovos vindos desta situação? E galinhas? Aqui piora porque se trata da criação cruel e assassinato da ave para degustação do cadáve bem temperado. Cabe uma reflexão sobre o equilíbrio do planeta; lembrando que quem provoca o desequilíbrio somos nós, portanto a nós compete restaurar o equilíbrio. 

Para o bom funcionamento do aparelho respiratório indicamos o consumo de leites vegetais (soja, aveia, etc), bem como o consumos de grãos, verduras e legumes sem agrotoxico, meditação, sono tranquilo (aveia e moringa oleifera auxiliam), bons pensamentos. Chá de alfavaca é poderoso. Anis estrelado, limão e abacaxi.
Na aplicação de Jin Shin Jyutsu, segura o dedo indicador e o anular, um de cada vez, quanto tempo quiser.