sexta-feira, 26 de julho de 2013

Brotos de Chia

Descobri por acaso. Havia algumas sementes velhas de trigo e de chia. Joguei perto de algumas plantas, pra depois revolver a terra e assim seriam adubo. Há no local uma separação de canteiros com tijolinhos de bloco. Daí alguns dias (acho que depois de uma semana) vi os brotos de trigo e percebi folhinhas miúdas tanto no chão como sobre os tijolos.
Continuaram o desenvolvimento, mesmo sem ter terra no local. Recolhi um punhado e acrescentei a uma salada fresca. Dias depois coloquei mais um punhado num molho.
Resolvi ler no google sobre brotos de chia e sites em inglês falam de Pet Chia. O que é? Animais de cerâmica com linhas para reter as sementes que irão brotar. Voltei lá no quintal onde as chias crescem e a ficha caiu: elas germinam sobre superfícies de barro (as cerâmicas brutas).
Pronto! Você pode usufruir de brotos maravilhosos, colocando um tijolinho, já bem lavado numa bacia com agua mineral até que fique bem hidratado. Coloque as sementes de chia sobre ele e o mantenha com a base molhada.
Lembre-se de mantê-lo úmido com água mineral se vai consumir brotos crus, em local claro, cobrindo com algo como uma tampa de plástico transparente. Pode ser dessas que se usam pra bolos. A base pode servir pra vc colocar o tijolinho.
Aqui, no nordeste, caso queira um Pet Chia, compre burrinho, tartaruga, etc de cerâmica (é bem baratinho, nas feirinhas e Casa da Cultura tem, nem precisa ir a Trucunhaém). Faça algumas ranhuras pra segurar as sementes, deixe de molho como o indicado para o tijolinho e mantenha a umidade. Pronto! Alimente-se melhor com novos brotos, que também podem fazer parte de sucos!