chascaseiros |
Tenho aumentado o uso de leites vegetais e da semana passada prá cá, mergulhei nos grãos, principalmente na aveia.
A aveia em grãos já aparece com mais constância no mercado de produtos integrais. Compro à granel. Pra fazer o leite não há trabalho algum: deixam-se os grãos de molho em água filtrada ou mineral, depois de bem lavados, por 4 horas.
Isto não é rígido, às vezes guardo na geladeira à noite para usar na manhã seguinte. Escorre-se numa peneira e lava-se bem.
Depois é só bater bem com o dobro da quantidade em água. Passe numa peneira fina e guarde a massa restante. É com ela que você pode criar outras receitas saborosas.
Depois é só bater bem com o dobro da quantidade em água. Passe numa peneira fina e guarde a massa restante. É com ela que você pode criar outras receitas saborosas.
Quanto a mim tomo o leite de aveia cru sem adição de nada. Mas, pode ser batido com frutas, misturado a mel, etc.
Hoje, passei a maior parte do dia tomando leites vegetais. Guardei as massas na geladeira. Temperei com cebola e um pouco de sal as massas de gergelim (a maior parte), pistache (que bati c/ gergelim) e amêndoas, o resultado de uma xícara e meia de leite.
Refoguei, sem queimar, alho (porque aqui em casa não se vive sem alho) em azeite, desepejei a massa, água pra ficar cremosa e deixei cozinhando em fogo baixo. Qdo senti que a textura estava boa, dissolvi uma colher rasa de sobremesa de araruta (polvilho) em um pouquinho de água fria e acrescentei ao creme, mexendo bem. Mais alguns minutos e pronto! O creme ficou uma delícia!
A massa de aveia, sozinha, ou acompanhada de outras, pode gerar hamburgues, bolinhos ao forno... experimente! Não leva tanto tempo e é saudável cuidar do corpo que serve à alma da gente.