mirtilo. foto: scott bauer |
Algumas vezes ouço frases assim: "pensava que tal planta fosse medicinal, mas ela é só suplemento nutritivo!" Faltou acrescentar: Que pena!!!
Este raciocínio decorre da falta de informação sobre as propriedades dos alimentos. Por que nos alimentamos? Pra encher a barriga? A saúde depende também do tipo de alimento que se ingere. Não significa que para manter a saúde precisamos do consumo de 'remédios'. Em certas situações as propriedades medicinais de determinadas plantas são necessárias para resolver algum desequilíbrio.
É o caso da Amora Miura, o alimento primordial para os recém nascidos bichos da seda. O nosso consumo desta planta faz com que possamos, através de seus nutrientes, manter melhor a saúde. O mesmo se pode dizer do Noni. O fruto maduro tem cheiro fortíssimo, não acessível ao paladar, mas ainda verde, só tem gosto de verde mesmo e pode ser refogado com temperos e se torna comestível. Suas folhas desidratadas podem ir para um chá que se combina com outro aroma, perfeitamente. Mas para tanto é preciso entender que chá é Bebida (alimento), não remédio, embora nos ajude com suas propriedades medicinais!
Basta procurar sobre as propriedades medicinais do arroz, feijão, batata inglesa, batata doce, jirimum, etc... e tudo isto a gente come sem pensar nos seus benefícios medicinais. Assim pode ser com o Mirtilo. Podemos produzir, com ele, geléias, bolos, bolinhos e como suas folhas são excelentes, pode ser apreciada em chás, bem como adicionada ao cozimento de feijão, arroz, molhos... Seja criativo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário