Essência das Plantas: integrar aos corpos físico, psíquico, mental e emocional os benefícios advindos do mundo vegetal.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Neem: para horta e jardim
Há alguns anos perdi um lindo abacateiro e vários tomateiros. Causa? Nematóides. Aqueles vermes que destroem raízes e quando você se dá conta a planta já murchou.
Depois disso conheci o óleo, as folhas e plantei, é claro! Já distribui mudas, sementes, extratos...
A chuva para o plantio de milho está chegando (aqui no nordeste, começa agora). Algumas pessoas têm boas sementes em casa, querem só alguns pes, mas como não são tratadas com veneno, às vezes a plantação se frustra. As sementes, não só do milho, mas do feijão, bem como as sementes para jardins, podem e devem ser tratadas com folhas de Neem, tanto frescas, como secas. Basta preparar uma solução aquosa, deixá-las de molho por um período de quatro a oito horas.
E os caroços? Basta colocar folhas de Neem junto, no plantio e transplantio de mudas. Quinzenalmente folhas partidas devem ser colocadas ao pé da planta, ou então, podem ser regadas com solução aquosa. Não tem nematóide que se atreva.
A árvore do Neem é muito bonita! Além de ser elegante e segura, inclusive para calçadas, oferece uma sombra agradabilíssima. Apesar da toxidade para insetos, as flores não o são em alto grau e as abelhas fazem suas extrações.
Aqui em casa os saguis encontraram um novo alimento: os frutos. Eu também já provei a polpa... e eles são sábios, deixam intatactas as sementes amargas.
Se você tem um jardim, plante Neem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário