Essência das Plantas: integrar aos corpos físico, psíquico, mental e emocional os benefícios advindos do mundo vegetal.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Embauba: além da preguiça
Quando meus vizinhos viam as embaubas que conservei no quintal, perguntavam: pra quê? Aqui nem tem preguiça (que dizem adorar embauba).
Hoje tenho uma árvore enorme, com uma belíssima copa que parece uma imensa sombrinha de maracatu. Tá no jardim!
Primeiro, ela não é tão oca assim, como dizem. O caule é grosso, e mais em baixo é bem forte. As raízes são profundas. às vezes despenca algum galho, nas primeiras chuvas, mas não é problema.
Durante alguns meses tivemos uma preguiça na vizinhança, depois foram desmatando e a preguiça, que chamávamos de Gisele (pois ela dançava em seus movimentos entre os galhos), foi se embora.
Hoje mesmo tomei chá de embaúba (folhas) para ajudar o aparelho respiratório no trato de um final de resfriado. Já tive esperiência anterior. Dizem que a contra indicação está na potencialização de remédios para diabéticos e pressão alta, pois ela equilibra o açúcar no sangue e a pressão. Por isso interage com a medicação e a potencializa.
Embaúba, além de ajudar o aparelho respiratório, é tônico cardíaco. Fiz o chá acrescentando um pouco de gengibre. O gosto do gengibre é o que aparece. Você pode tomar com menta, melissa, etc...
Terminalia Catappa: conheça suas propriedades
No nordeste e no centro oeste,tenho certeza de que a planta é abundante. Talvez o seja em quase todo o Brasil. Afinal ela é tropical, pesquisada e usda na Malásia e na India.
A árvore é belíssima, com suas copas se sobrepondo, o que a leva a receber o nome de Sete Copas, no Mato Grosso.
Além de fornecer sombra fresca, pode nos ajudar a combater muitos males, como tosse, asma (folhas, frutos e casca), problemas na pele e até lepra através de folhas. Estas, quando mtenras servem para combater dores de cabeça e cólicas.
Possui, ainda, atividades anti viral, anti-fungo e anti-microbial.
Há uma pesquisa muito boa, publicada pela Glob in Med, na Malásia.
A árvore é belíssima, com suas copas se sobrepondo, o que a leva a receber o nome de Sete Copas, no Mato Grosso.
Além de fornecer sombra fresca, pode nos ajudar a combater muitos males, como tosse, asma (folhas, frutos e casca), problemas na pele e até lepra através de folhas. Estas, quando mtenras servem para combater dores de cabeça e cólicas.
Possui, ainda, atividades anti viral, anti-fungo e anti-microbial.
Há uma pesquisa muito boa, publicada pela Glob in Med, na Malásia.
sábado, 20 de agosto de 2011
Doenças pulmonares e peito oprimido
imagem do site da FES (Flower Essence Society) |
Uma planta magnífica, Yerba Santa, conhecida pelas pesquisas da FES (Flower Essence Society), que disponibiliza o floral com o mesmo nome, já era conhecida dos indígenas que habitavam a california e o nome foi dado pelos navegadores espanhóis. O nome científico é Eriodictyon Californicum e habita do centro da California ao norte do Oregon.
A planta, em si, tem todas estas indicações no seu uso in natura (as folhas). Pode ser feito um chá, mas as extrações hidro-alcoólicas são mais eficazes porque ela contem uma resina que demora cerca de trinta minutos para ser liberada numa infusão.
Uma ajuda do Jin Shin Jyutsu é cruzar os braços sobre o peito e descansar as pontas dos dedos logo abaixo dos ombros, na popular saboneteira. Esta é a área 22. Outra, para ajudar mais especificamente os pulmões é colocar as pontas dos dedos da mão esquerda na última costela do lado esquerdo (área 14) e as pontas dos dedos da mão direita, braço cruzando o peito, na área 22, lado esquerdo.
imagem do site smmtc.org |
Percebo que os resfriados e as gripes, atualmente, geram muito desconforto nos pulmões. Há muita fumaça, poluição sonora, agitação e má alimentação no estilo de vida moderno. Uma ajuda alimentar, além das frutas como limão, abacaxi, é mingau de araruta. Na Bahia há um pessoal que vende o polvilho para todo o país. Tenho comprado porque minha produção ainda é pequena e tenho gostado. Eles são atenciosos:
contatoararuta@hotmail.com.
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Lambedores: maravilhosos xaropes caseiros
Ouvem-se, ainda, receitas de lambedores, principalmente nas cidades de interior. O bom do lambedor é que em situações de emergência sempre é fácil encontrar o que se precisa. Pois os lambedores foram criados a partir de plantas (legumes, frutas, ervas, condimentos) que estão próximas.
Uma das situações mais dolorosas para se experimentar é uma gripe, ou até um simples resfriado com tosse, sem expectoração. O acúmulo de secreção junto aos brônquios provoca mal estar, moleza, cansaço.
Existe a possibilidade de comprar um xarope, mas o lambedor é fantástico! Veja algumas receitas simples. Já experimentei e comprovei.
Lambedor de Beterraba: Beterraba, Cenoura, Limão e Açúcar Mascavo ou Demerara.
Lave e tire a casca de uma beterraba de tamanho médio e de meia cenoura. Corte a beterraba em rodelas finas e vá recheiando uma tigelinha. Sobre a primeira camada coloque o açúcar, uma camada de rodelas finas de cenoura e pedacinhos de casca. Acrescente outra camada de beterraba, açúcar, cenoura e pedacinhos de casca de limão. No final cubra bem com açúcar. Tome o cuidado de encher a tigela até a boca. Cubra com uma peneira e deixe em local fresco e ventilado.
Aguarde pelo menos 4 horas pra fazer o primeiro uso, se estiver com muita necessidade. Tome uma colher de chá a cada hora, aproximadamente. O molho pode ficar 24 horas aguardando pra ser passado em peneira. Coloque em vidro, tampe e consuma em 24 horas, ou guarde na geladeira por mais dois dias.
Se perceber que vai precisar de mais, no dia seguinte já prepare outro tanto.
Em poucas horas a tosse seca dá lugar às primeiras expectorações.
Se usar açúcar mascavo o xarope será mais escuro com gosto mais forte. Na verdade o feito com demerara é mais aboroso e fica uma cor linda! Algumas pessoas usam mel. Pode ser, mas ainda prefiro o de açúcar para o lambedor de beterraba e de cenoura. Não estrague seu xarope usando açúcar branco.
Lambedor de Abacaxi: uma fatia grossa de abacaxi maduro, um dente de alho, gengibre (opcional) e mel. Tire bem a casca do abacaxi e corte a fatia em pedacinhos numa vasilha. Corte bem miudo o alho descascado ou rale. Use um pedacinho bem pequeno de gengibre, pode ser fresco ou seco. Tudo na tigelinha, cubra com mel, aperte de leve com um garfo e coloque uma peneira sobre a tigela. Após três horas pode começar a tomar uma colher de chá de hora em hora ou algumas vezes no dia.
E se você quiser levar o lambedor para o trabalho, escola, etc? Prepare com antecedência, peneire e coloque num vidro. Tampe bem e mantenha em local fresco.
Assinar:
Postagens (Atom)