sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lambedores: maravilhosos xaropes caseiros




Ouvem-se, ainda, receitas de lambedores, principalmente nas cidades de interior. O bom do lambedor é que em situações de emergência sempre é fácil encontrar o que se precisa. Pois os lambedores foram criados a partir de plantas (legumes, frutas, ervas, condimentos) que estão próximas.
Uma das situações mais dolorosas para se experimentar é uma gripe, ou até um simples resfriado com tosse, sem expectoração. O acúmulo de secreção junto aos brônquios provoca mal estar, moleza, cansaço.
Existe a possibilidade de comprar um xarope, mas o lambedor é fantástico! Veja algumas receitas simples. Já experimentei e comprovei.

Lambedor de Beterraba: Beterraba, Cenoura, Limão e Açúcar Mascavo ou Demerara.
Lave e tire a casca de uma beterraba de tamanho médio e de meia cenoura. Corte a beterraba em rodelas finas e vá recheiando uma tigelinha. Sobre a primeira camada coloque o açúcar, uma camada de rodelas finas de cenoura e pedacinhos de casca. Acrescente outra camada de beterraba, açúcar, cenoura e pedacinhos de casca de limão. No final cubra bem com açúcar. Tome o cuidado de encher a tigela até a boca. Cubra com uma peneira e deixe em local fresco e ventilado.
Aguarde pelo menos 4 horas pra fazer o primeiro uso, se estiver com muita necessidade. Tome uma colher de chá a cada hora, aproximadamente. O molho pode ficar 24 horas aguardando pra ser passado em peneira. Coloque em vidro, tampe e consuma em 24 horas, ou guarde na geladeira por mais dois dias.
Se perceber que vai precisar de mais, no dia seguinte já prepare outro tanto.

Em poucas horas a tosse seca dá lugar às primeiras expectorações.

Se usar açúcar mascavo o xarope será mais escuro com gosto mais forte. Na verdade o feito com demerara é mais aboroso e fica uma cor linda! Algumas pessoas usam mel. Pode ser, mas ainda prefiro o de açúcar para o lambedor de beterraba e de cenoura. Não estrague seu xarope usando açúcar branco.

Lambedor de Abacaxi: uma fatia grossa de abacaxi maduro, um dente de alho, gengibre (opcional) e mel. Tire bem a casca do abacaxi e corte a fatia em pedacinhos numa vasilha. Corte bem miudo o alho descascado ou rale. Use um pedacinho bem pequeno de gengibre, pode ser fresco ou seco. Tudo na tigelinha, cubra com mel, aperte de leve com um garfo e coloque uma peneira sobre a tigela. Após três horas pode começar a tomar uma colher de chá de hora em hora ou algumas vezes no dia.

E se você quiser levar o lambedor para o trabalho, escola, etc? Prepare com antecedência, peneire e coloque num vidro. Tampe bem e mantenha em local fresco.

Um comentário:

  1. MEU BEBE TEM UM ANIHO. ELE JÁ PODE TOMAR ESSE LAMBEDOR? SE EU FIZER COM AÇUCAR E LEVAR AO FOGO TAMBÉM DÁ CERTO?

    ResponderExcluir