sábado, 20 de agosto de 2011

Doenças pulmonares e peito oprimido

imagem do site da FES (Flower Essence Society)
Aqueles rótulos como catarro pulmonar, bronquites (as crônicas e as agudas e as recorrentes), laringites, asma, gripes com dificuldades pulmonares, a nível físico e o peito oprimido, tristeza, pesar a nível emocional, são questões ligadas à Segunda Profundidade, no Jin Shin Jyutsu. As vezes a questão física decorre de um sentimento, uma lembrança ou até um trauma que permeia a memória. E parece que a vida está se esvaindo...

Uma planta magnífica, Yerba Santa, conhecida pelas pesquisas da FES (Flower Essence Society), que disponibiliza o floral com o mesmo nome, já era conhecida dos indígenas que habitavam a california e o nome foi dado pelos navegadores espanhóis. O nome científico é Eriodictyon Californicum e habita do centro da California ao norte do Oregon.

A planta, em si, tem todas estas indicações no seu uso in natura (as folhas). Pode ser feito um chá, mas as extrações hidro-alcoólicas são mais eficazes porque ela contem uma resina que demora cerca de trinta minutos para ser liberada numa infusão.
Uma ajuda do Jin Shin Jyutsu é cruzar os braços sobre o peito e descansar as pontas dos dedos logo abaixo dos ombros, na popular saboneteira. Esta é a área 22. Outra, para ajudar mais especificamente os pulmões é colocar as pontas dos dedos da mão esquerda na última costela do lado esquerdo (área 14) e as pontas dos dedos da mão direita, braço cruzando o peito, na área 22, lado esquerdo.
imagem do site smmtc.org

Percebo que os resfriados e as gripes, atualmente, geram muito desconforto nos pulmões. Há muita fumaça, poluição sonora, agitação e má alimentação no estilo de vida moderno. Uma ajuda alimentar, além das frutas como limão, abacaxi, é mingau de araruta. Na Bahia há um pessoal que vende o polvilho para todo o país. Tenho comprado porque minha produção ainda é pequena e tenho gostado. Eles são atenciosos:
contatoararuta@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário