quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Embauba: além da preguiça


Quando meus vizinhos viam as embaubas que conservei no quintal, perguntavam: pra quê? Aqui nem tem preguiça (que dizem adorar embauba).
Hoje tenho uma árvore enorme, com uma belíssima copa que parece uma imensa sombrinha de maracatu. Tá no jardim!
Primeiro, ela não é tão oca assim, como dizem. O caule é grosso, e mais em baixo é bem forte. As raízes são profundas. às vezes despenca algum galho, nas primeiras chuvas, mas não é problema.

Durante alguns meses tivemos uma preguiça na vizinhança, depois foram desmatando e a preguiça, que chamávamos de Gisele (pois ela dançava em seus movimentos entre os galhos), foi se embora.

Hoje mesmo tomei chá de embaúba (folhas) para ajudar o aparelho respiratório no trato de um final de resfriado. Já tive esperiência anterior. Dizem que a contra indicação está na potencialização de remédios para diabéticos e pressão alta, pois ela equilibra o açúcar no sangue e a pressão. Por isso interage com a medicação e a potencializa.
Embaúba, além de ajudar o aparelho respiratório, é tônico cardíaco. Fiz o chá acrescentando um pouco de gengibre. O gosto do gengibre é o que aparece. Você pode tomar com menta, melissa, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário