quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Noni: tomar não precisa ser um sacrifício

Há algumas semanas uma colega me disse: "trouxe sementes de moringa lá de Fortaleza pra você."Contava ainda com um bocado da oleiferas, mas aguardei. Ela me entregou um guardanapo bem apertado com uma massa marrom. Disse a ela que não era Moringa, mas cheirei e a intuição me disse: seria morinda? Ela explicou que a irmã, no Ceará, tomava o suco. Uma outra pessoa confirmou e achei que deveria pesquisar mais o noni.
Há poucos dias minha viznha me chama pra perguntar se conheço noni... Tá na hora de saber mais e experimentar.
Já em 2002 discutia-se o noni (morinda citrifolia) em Conferência no Hawai. Foi aí que a participação de Barbara Fahs trouxe um elemento muito importante: não é só o suco fermentado que se toma. Existem outros métodos de preparação do fruto. Ela sugere tinturas, chás. E cheguei a ela porque minha vizinha me disse que estava tomando chá de noni. Daí pensei: Chá? Chá de noni?

Um comentário:

  1. Ola,
    Lourdes Gimenes, obrigado pela visita. pois bem, o noni realmente é difícil de se achar por ai, quando se compra é desidratado e custa caro, tenho uma pequena plantação do fruto e vendo sementes, o cultivo e fácil e a planta é bem adaptativa.
    adorei seu blog e suas matérias, é uma pagina bem harmoniosa,
    mais uma vez obrigado pela vista.
    abrçs

    ResponderExcluir