quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Orégano: desde Paracelso...


Não se trata de descoberta recente; o conhecimento sobre o orégano é velho que só! Paracelso o recomendava para problemas de pele, inclusive psoríase!
O orégano, aquele mesmo que a gente bota em pizas, o origanum vulgare,, uma labiata da família das mentas, vem sendo re-estudado pela aromaterapia há muitos anos. No início deste milênio, um professor da Universidade de Georgetown, Harry G Preuss, conduziu uma pesquisa sobre o uso do orégano, com fantásticos resultados, mas não virou nenhum "boom" na mídia e muita gente que poderia se beneficiar intensamente com seu uso não sabe que orégano é muito, muito mais que especiaria
!
A principal substância responsável por isto é o carvacrol. Mas não age sozinho. A pesquisa do professor Preuss mostra bem isto. É o carvacrol com os outros componentes combinados do orégano. Desde matar os vermes intestinais, segue uma lista maravilhosa: é fungicida, bactericida, anti viral, destroi organismsos que provocam infecções na pele, ajuda nas gengivites... pode ser usado em gargarejos pra aliviar a garganta, descongestiona os sinus.
E a tal da candidíase? A "candida albicans". Tratamento interno e externo.
Enfim, é um antibiótico natural, reconhecido mais recentemente, em 2009 pelo Institute of Food Technologists.

Doses? baixíssimas. Se beber não use orégano que ele potencializa o álcool.
Mulheres grávidas, de jeito nenhum! Tô falando no uso concentrado, não no tempero da pizza.
Cuidado também com os olhos e as regiões mais sensíveis da pele.
O óleo essencial precisa ser diluído em baixíssima concentração (01 gota para 20ml de óleo), num bom óleo vegetal prensado a frio, tanto para uso tópico, como para ingestão Jamais pode ser usado puro, causa alta irritação na pele, ao invés de beneficiar. MAS, para ingestão, o melhor é o óleo de orégano obtido por  infusão solar, ou desidratado, em chá. Apenas lembre-se de que a grande quantidade não significa maior benefício.

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Você sabe me dizer qual a diferença entre óleo de orégano e óleo essencial de orégano? Posso ingerir o óleo essencial? Acredito que precise diluí-lo mas como?
    Grata

    ResponderExcluir