sábado, 18 de setembro de 2010

Orégano e Coco: tenha em casa


Já postei sobre os benefícios do oregano (origanum vulgare). Existe o óleo essencial e o óleo de orégano, à venda no mercado, principalmente o estrangeiro. O óleo de orégano, muitas vezes é a diluição de uma percentagem de óleo essencial de orégano em óleo vegetal.
Se você se interessou pelos benefícios do orégano e tem paciência pode preparar, em casa, um óleo de orégano por infusão solar. Você precisa contar com muitos dias de sol, um mês pelo menos.
Os óleos vegetais precisam ser extraídos a frio, pois aqueles que se usa, em geral na cozinha, o refinado, é só um óleo, já perdeu os poderes da planta através do refino.
Está se desenvolvendo, no Brasil, a extração a frio do óleo de coco. Tá caro, ainda, mas para esta receita é necessário o extra virgem.
Por que o óleo de coco? Pela sua capacidade de aguentar altas temperaturas e pelos benefícios em relação à pele e ao sistema imunológico. Uma infusão solar de ervas em óleo poderia ser feita com óleo de oliva extra virgem, óleo de gergelim e ou outro óleo vegetal prensado a frio. Mas, considerando a procura do óleo de orégano para resolver questões de pele, o óleo de coco extra virgem é perfeito.
Com 100 ml de óleo de coco prensado a frio e extra virgem e 10 gramas de folhas de orégano desidratadas, de boa procedência, você obterá um excelente óleo para uso externo (tópico).

Processo: Primeiro, repito, você precisa ser paciente e entrar neste trabalho com alegria. Se houver reclamações em relação ao tempo e atenção, não faça. Não é brincadeira: trabalhar com orégano requer alegria.
Escolha um frasco de vidro branco transparente, com tampa, que feche bem. Lave-o e de preferência seque em forno.
Quando estiver frio coloque 10 gramas de orégano orgânico, desidratado. Acrescente 100 ml de óleo de coco extra virgem. Tampe e agitem bem o frasco. Tenha certeza que está completamente fechado.

Coloque-o em local de sol direto, por pelo menos, duas horas ao dia. Vá lá e movimento o frasco.
Faça isso durante três semanas, um mês ou mais, se tiver dias nublados ou sem sol. No nordeste, três semanas no verão é o suficiente,mesmo com algum dia sem sol.
Mais que isso começa a deteriorar o orégano.
No final deste período, escolha um frasco de cor âmbar, limpo da mesma forma que o anterior, tenha um funil, uma peneirinha e um tecido de algodão fino para coar. Todo material precisa ser completamente limpo. Se você comprar o tecido de algodão, lave bem antes de usar.
Agora é so botar pra escorrer e espremer no final. Tá pronto seu óleo. Coloque uma etiqueta com nome e data. Guarde em local fresco e ao abrigo de luz. O ideal é na geladeira; dura meses.

USO EXTERNO: dilua 2 a 6 gotas em 10 ml de óleo vegetal prensado a frio e use sobre a pele. Pode ser o próprio óleo de coco, ou gergelim, maracujá, oliva, desde que prensado a frio. Este preparo deve ser guardado também em vidro pequeno, âmbar, e ser usado no prazo de três meses. Vá preparando aos poucos, conforme necessitar.
Para peles mais secas, pode usar oliva e amêndoas. As mais oleosas preferem maracujá, coco e gergelim.
O óleo ideal é o de jojoba, para todo tipo de pele.

Esta é uma combinação perfeita, pois receberá os benefícios de dois óleos muito bons. Pode ser usado, inclusive, quando há arranhões, pois é um poderoso antimicrobiano e cicatrizante.

Comece com a menor diluição, duas gotas e nas formulações seguintes você pode acescentar mais gotas, observando sua sensibilidade. Use, inclusive, como tratamento auxiliar se já faz algum para a pele. Proteja a área dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário