quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Azeite de Oliva: tão antigo, saboroso e medicinal!


Ainda duvido um pouco quando alguém me diz que não gosta de azeite de olivas. Até minhas cachorras gostam! Isto é uma dádiva, pois tenho dado a elas uma colher de sobremesa, quase que diariamente pra manter os brônquios bem, ajudar o sistema imunológico.
Uma delas foi acometida de bronquite, há algum tempo. Depois do socorro veterinário, ela passou a tomar um xarope especial pra ela. Preparei com extratos de guaco, anis estrelado e gotas de copaíba. Fiz um óleo para massagem com óleo essencial de eucalipto globulos, de menta piperita e lanvanda em óleo de maracujá pra facilitar a absorção, afinal não se trata só de pele, tem pelo também. Alguns dias toma quatro gotas de propolis (a 30%) com mel. Ah! mel em leite (só um pouco) todos os dias. E daí? O que tem a ver com azeite de olivas? É que ele faz parte da dieta dela. Da minha também.

Olea europaea l. a magnífica árvore Oliveira, além do auxílio ao sistema imunológico, é anti-hipertensiva, antiespasmódica, auxilia no metabolismo do colesterol, tem ação anti-fungica. As pessoas muito suscetíveis a fungos deveriam também incluir em sua dieta o azeite de olivas, mas é bom lembrar que semepre recomendo óleos vegetais sprensados a frio. Neste caso use o extra-virgem.
Outros benefícios: é rico em fosfolipídeos, portanto, faz bem ao sistema nervoso. Contém vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, zinco ,selenio e fósforo.
Já seria bom se, simplesmente, tivesse vindo da boca do povo de antigamente. Agora já temos pesquisas como as de Manuel Brenes, de Sevilla, Epanha, comprovando seu poderoso efeito bactericida, inclusive no tratamento de H.pylori. Robert Lyons, de Budapeste, Hungria também confirma o efeito anti viral do óleo de oliva. Há muitos outros maravilhosos resultados sobre o uso do azeite de oilivas.
As folhas também são ricas, mas fervidas, em chá, nem sempre conserva todas as propriedades.
Se você optar pelas folhas, escolha bem, verificando se não estão velhas. Devem ser bem lavadas e usadas em infusão ou tintura. Coloque-as partidas em um recepiente (nunca de metal) e coloque água bem quente. Aguarde pelo menos vinte minutos pra tomar.

Um comentário: