domingo, 5 de dezembro de 2010

Mel de Sucupira


O mel puro é excelente para extrair e conservar as propriedades da Sucupira. Também é muito controverso pois muitos são produzidos em regiões onde as plantações recebem agrotóxicos. Daí que nem sempre o mel é bom só porque é mel.
Se você não conhece algum criador de abelhas, nem tem referência sobre a procedência do mel, pode optar por mel de florada de eucalipto, pois são, em geral, livres de agrotoxicos.

Uma extração em mel fica com sabor menos intenso e pode ser oferecida para animais que estejam precisando de um tratamento de Sucupira.

Lave e enxugue bem 100 gramas de semente de sucupira, ou, aproximadamente 30 sementes.
Deixe em local ventilado e certifique-se de que estejam bem secas. Corte-as para liberar o bálsamo e coloque em um pequeno vidro bem limpo, que tenha sido fervido e esteja completamente seco.
Cubra em seguida com mel e acrescente mais dois centimentros (dois dedos) de mel. Tampe muito bem, com certeza de que não tenha ficado nenhuma entrada de ar.

O mel sempre ficará abaixo das sementes, por isso você agitará o frasco todos os dia, quando possível mais de uma vez ao dia para que o bálsamos seja liberado. Não é necessário que permaneça em local escuro, mas deve ficar ao abrigo do calor e da incidência de luz forte.

Mantenha este procedimento por quatro semanas ou seis, se puder. Coe e dguarde em frasco limpíssimo, escuro, bem tampado, ao abrigo de luz e calor. Dura muitos meses.
Jamais coloque uma colher molhada dentro do recipiente.
Pronto! Pode ser tomado em doses pequenas (colheres de chá ou café). Se quiser junte leite, iogurte, frutas.
Esta é uma receita simples para você manter as articulações "lubrificadas". Lembre-se: Sucupira tem atividades antiinflamatórias, analgésicas, depurativas do sangue e é um ótimo tônico! A pesquisa da Unicamp comprova a capacidade de inibir dor, inflamação e câncer (com especificidade o de próstata).
Boa saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário