sábado, 4 de dezembro de 2010

Sucupira Branca


As receitas de preparo descritas em outubro têm finalidade de uso caseiro e utilizam quantidades mínimas de sementes de sucupira, pois nunca se sabe o quanto as pessoas vão querer ingerir.
É preciso lembrar que, apesar de não se conhecer contra indicações no uso da Sucupira, deve se iniciar o uso com quantidade pequena.
Senti necessidade de voltar ao assunto para destacar alguns detalhes para quem quer comprar sementes. Ambas (preta e branca) têm uso medicinal, mas a branca, que é de cor clara, ao contrário da preta (avermelhada), é a indicada para quem deseja se livrar dos efeitos de artrite, artrose, etc.
Além disso tudo também tem efeito analgésico, purificador do sangue e tônico.
Verifique se as sementes são frescas pela aparência limpa e claridade. Olhe bem se há desgastes (que perdem o bálsamo) ou furos.
Para uso externo, você pode preparar um óleo moendo 100 gramas de sementes, colocando em vidro transparente, e preenchendo com óleo de oliva extra virgem. Acrescente óleo até um ou dopis centímetros acima das sementes. Tampe muito bem para não entrar ar. Deixe em local claro e agite todos os dias. Faça isso por pelo menos 30 dias. Depois coe e guarde em vidro âmbar, bem fechado. Coloque etiqueta do nome e data de vencimento: um ano. Caso perceba que está rançoso, desfaça-se do produto.
Para que serve?
Massagear as áreas doloridas, como joelhos, pernas, costas. É ótimo! Experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário