domingo, 3 de julho de 2011

Ácido Oxálico: é preciso discernir!


Na década de 70 comprei uma coleção de livros sobre plantas e frutas, publicada por Adventistas, que me foi altamente benéfica. Depois saí emprestando um e outro volume, hoje não tenho nenhum, mas registrei algumas informações preciosas. Uma foi sobre coco, que me salvou de uma cicatriz de queimadura. Outra, muito importante foi sobre jamais colocar vinagre ou limão no tomate, pois a combinação do ácido oxálico do tomate com o ácido do vinagre (ou limão) geram um terceiro ácido nocivo à saúde. A partir de então, jamais temperei tomate com um ou outro.

Recentemente, soube que as folhas de Moringa Oleífera possuem um bom teor de ácido oxálico. E qual é o problema? Este ácido consome parte do cálcio no organismo. Daí, já encontrei gente dizendo que se deve ter cuidado com a Moringa por causa dele ( o ácido). Encontrei até uma página que não vou citar, mas que muita gente lê, dizendo que não se deve comer espinafre porque ele tem ácido oxálico e vai acabar com o cálcio do organismo (!!!). É este tipo de comentário, completamente ignorante, que às vezes assusta. Ora, o espinafre é ótimo. Possui sim um bocado de ácido oxálico, mas para se tornar prejudicial a pessoa teria de comer muitos quilos em uma só refeição. E não conheço ninguém que coma, religiosamente, espinafre todos os dias, ou somente espinafre!

Uso espinafre pelo menos uma ou duas vezes por semana. E quanto à Moringa? Ela possui menos ácido oxalico que o espinafre. Mas o próprio teor de cálcio da moringa é enorme! Nas folhas verdes é quatro vezes maior que a mesma porção de leite. A presença de ácido oxalico é de 1.01%. No espinafre é maior e não causa dano. Nas folhas desidratadas aumentam os dois: o ácido oxalico vai para 1,6%, mas o cálcio triplica!

E o gado, como fica? Ele pode comer só moringa se não tiver outro vegetal... e aí? Ele não precisa de cálcio?
A questão é parar diante das informações e discernir. Já ficou comprovada a alta capacidade de nutrir da moringa oleifera. É indicada para mães que amamentam e para bebês recém nascidos.É o que tem resolvido a questão dos mau nutridos. A Organização Mundial da Saúde já promoveu a Moringa Oleifera como alternativa para resolver a má nutrição no mundo, desde 1998.

Há plantações imensas em fazendas destinadas ao gado de corte. Encontrar no supermercado ou na quitanda da esquina é que não tá fácil!


Um comentário:

  1. Bom dia!
    Gostei do teu comentario, eu estou tomando 1 colher de cha do po de moringa por dia, metade de manha e metade a noitinha, somente que nestes dias tive colica renal, e a primeira coisa que me veio em mente foi a moringa.Fica realmente dificil de saber, agora vou por precauçao diminuita a quantidade pela mentade, pra assegurar.Gostaria de saber tua opiniao.Gostei da informaçao do tomate com limao ou vinagre.Obrigada-

    ResponderExcluir