segunda-feira, 4 de julho de 2011

Malunggay: uma senhora que cura!


Este é um nome para Moringa Oleifera. Soa com tambores ao fundo, bem de leve. Tem ritmo e balanço.
Uma árvore de Mulanggay, a Moringa, tem uma vida de, aproximadamente, vinte anos. Ela produz muito nesse tão pouco tempo de existência pra uma árvore! Depois disso, missão cumprida: já nutriu e curou muita gente.

Tenho refletido um bocado. Uma árvore milenar. Até para preservar as famosas múmias do Egito... é verdade, existem pesquisas que comprovam sobre o uso do óleo de Mulanggay usado para esse fim.

Monica Marcu(*) diz que esta planta é uma "leafy lady". Concordo. Diz também que ela é "uma curadora, um alimento mágico". Concordo plenamente, pois tenho ingerido Moringa Oleifera todos os dias, de um modo ou de outro e noto que fico saciada, sem vontade de ficar beliscando aqui e ali.

Hoje foi no cuscuz: botei nos flocos uma colherinha de pó de folhas (que eu mesma desidratei), acrescentei água e segui todo o processo, deixar descansar, botei na cuscuzeira e pronto! ( no estilo nordestino)
Até minhas cachorras comeram! E limparam os pratos!

Você já parou pra pensar que pode cozinhar com uma planta que vive no seu quintal, ou no seu espaço, na sua calçada e que lhe dá vitaminas, sais minerais, os nove aminoácidos imprescindíveis para a saude do corpo, que lhe fornece hormônios naturais pra você não ficar aceleradamente velho, equilibra sua pressão arterial, a dosagem de açúcar no sangue e ainda mata os vermes intestinais e lhe defende de bactérias?
Pois então pense e dê um jeito de entrar para a Era de Mulanggay!

(*) Monica G Marcu,Ph.D em Farmacologia, com seu livro "Miracle Tree" é a grande referência atual para Moringa Oleifera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário