quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amino acidos e Bem Estar.


Existem 20 aminoácidos no corpo humano. Onze dele são sintetizados pelo organismo e os outros 09 vem da ingestão de alimentos. Por isto são chamados de essenciais. Se não ingressarem no corpo haverá problemas, certamente.
Um adulto precisa de 0.8 gramas de proteina por kilo de peso. Se a pessoa pesa 60 kg precisa consumir em torno de 48 gramas de proteina ao dia. Claro que é diferente pra uma pessoa que gasta pouca energia e outra que se movimenta mais, carrega pesos.
Dentro do corpo elas interagem. Imagine uma parede construida com tijolos. A parede é a proteina, o tijolo um aminoácido. Caso falte algum, a estabilidade se torna vulnerável. Sei que é simplório demais pra explicar uma complexa cadeia química, mas sempre penso que é melhor compreender de um modo simplório a se perder em palavreados técnicos.

A questão das fontes de proteinas ainda não são claras para o público, em geral. Aliás, nem para o específico, como profissionais da área de saúde. Muita gente sabe repetir, decor e salteado, que quando há necessidade de proteínas devem comer carne, derivados de animais e pronto! Principalmente os que se tratam de rótulos pesados como câncer, aids.
Isto é muito primitivo, por um lado e anacrônico, por outro. Lá naqueles tempos de caverna quando não se conhecia a agricultura, era por aí mesmo. Mais tarde, quando não se pesquisavam, ainda, os potenciais vegetais, também. Com a chegada da soja isto mudou. Mas, rapidamente violentaram a planta: grande parte da produção mundial de soja é geneticamente modificada, ou seja, até extratos de insetos entram no preparo das sementes. Você sabe disto? Quer comer isto?

As proteínas estão presentes nos vegetais. O que falta ao vegetariano, nem sempre é proteína e sim alguma vitamina do complexo B ou outro nutriente (encontrado em vegetais). A ingestão de proteínas de origem animal torna o corpo ácido, conforme explica Monica Marcu. Já as de origem vegetal alcalinizam.


Qual o problema da acidificação do organismo?
Sobrecarga aos rins e pulmões. Muito lixo fica detido no corpo, circulando. Aí aparecem dores reumáticas, costas doendo pela manhã... irrita o sistema nervoso simpático e aumenta a produção de adrenalina. E por aí em diante...

Entre os amino ácidos essenciais se encontra o Triptofano, importante na produção de serotonina, que, como neurotransmissor, transfere impulsos entre as células. O abastecimento correto de Triptofano ajuda a manter o bom humor, alivia depressões e stress, evita a hiperatividade das crianças e promove a liberação do hormonio do crescimento. Precisa do auxilio de Cálcio, vitaminas do complexo B (ácido fólico, B2, B3, B6).
Parte do triptofano ingerido é usado no laboratório Fígado para produzir B3. Mas se a alimentação já contém B3, mais triptofano vai para os processos cerebrais.

No mundo vegetal, o mais indicado para este processo é a ingestão de Moringa Oleifera. Nozes, sementes, bananas, soja e derivados também contem triptofano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário