sábado, 11 de junho de 2011

Gado Pastando...


Nem sei porque este título, mas nestes dias andei me lembrando de uma fazenda no Pantanal matogrossense, logo ali depois de Poconé. Morava em Cuiabá e de vez em quando Luiz Vicente Filho, meu amigo, me convidava e era uma maravilha andar naquelas paragens. Numa dessas tirei uns dias de folga e sabia que iria ficar meio só, pois todos eles, inclusive os donos, estariam trabalhando o gado distante.

Saiam pela manhã com juntas de bois velhos e voltavam à tardinha. Na casa, durante o dia, só a cozinheira. Depois do café, já no rpimeiro dia, saí pra passear procurando ficar longe do gado: aqueles lindos e enormes nelores. Quando voltei, dei de cara com alguns pastando bem por onde teria de passar. Notei seus olhos grandes e tristes. Li um pouco na varanda vendo aqueles animais arrancando o capim e mastigando calmamente.

Fui pra perto da cerca e um deles me olhou. Olhou nos olhos. Foi aí que acordei pra compreensão: os bifes, churrascos, assados eram pedaços dos corpos daqueles animais que apesar de imensos só comiam capim.
O dia todo foi um suplício.
O pai de Luiz, também Luiz, vendia o gado pra corte mas não permitia a matança na fazenda. Mas, no dia seguinte chegou um comprador com muita pressa e ele permitiu que acontecesse lá longe.
As vacas escolhidas ficaram no curral. A mim ninguém precisou apontar quais seriam mortas, pois elas estavam muito mais tristes e urravam de tempos em tempos. No final da tarde deu me uma agonia em saber que estavam sendo levadas. Fui pra longe, mas o clima era de pesar.
Depois disto não consegui mais comer carne e pensava o que comeria. Como por milagre, naquela semana me apresentaram Bené Fonteles (artista plástico) e na casa dele conheci fantásticas receitas vegetarianas.

Não comer os animais é uma questão ética. Tempos depois voltei à Fazenda e enquanto andava por eles, já sem medo, dizia: "oi, fico feliz em lhes dizer que não mato vocês." Pois, afinal, comer a carne é participar da morte do animal.
Vale pra todos eles, pras aves também.
Hoje vejo que posso colher folhas de rúcula ou outra planta sem matá-la, mas ninguém pode tirar um bife de um boi sem acabar com sua vida.
Há quem diga: Deus deu pra comer. Onde tá isso? Na Bíblia diz "não matarás." Mas se o animal diferente pode ser comido, ninguém teria que se horrorizar com os canibais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário